Kraft muda de nome para Mondelez International

Por Daniele Madureira | Valor

SÃO PAULO – A Kraft anunciou hoje a mudança da sua denominação social para Mondelez International (pronuncia-se Mondelis). Segundo a Kraft, trata-se de um termo recentemente criado e que evoca a ideia de “mundo delicioso”. “Monde” deriva da palavra latina que significa mundo, enquanto “delez” é uma expressão diferente para “delicioso”.

 Conforme anunciado em agosto, a Kraft está se dividindo em duas empresas, processo que deve ser concluído ainda este ano. Segundo a nova estrutura de negócios, será criada uma empresa só para a divisão de mercearia da América do Norte (bebidas, queijos e refeições prontas), que tem marcas importantes, mas de baixo crescimento. Nessa empresa, entra, por exemplo, a marca Philadelphia. O faturamento anual dessa unidade será da ordem de US$ 16 bilhões, 50% do que deve faturar a outra divisão, que vai reunir chocolates, biscoitos, balas e chicletes.

A empresa americana de mercearia será a Kraft Foods Group, mantendo a marca Kraft para a sua identidade corporativa e como indicação para muitos de seus produtos de consumo. Já o nome Mondelez vai batizar a divisão de guloseimas, onde estão os chocolates, biscoitos, balas e chicletes.

 ”A marca da Kraft é perfeita para o ramo de mercearia e proporciona à empresa uma plataforma maravilhosa para construir seu futuro”, diz em comunicado a presidente da Kraft, Irene Rosenfeld. “Para a empresa de guloseimas, queríamos encontrar um novo nome que pudesse servir como um guarda-chuva para as nossas marcas icônicas, reforçando a natureza verdadeiramente global deste negócio”, afirma.

 ”[O nome Mondelez International] é interessante, original e capta uma grande ideia”, diz Mary Beth West, principal executiva de marketing da companhia.

 No ano passado, a companhia convidou os funcionários de todo o mundo para sugerir nomes para a nova empresa de guloseimas. Mais de um mil funcionários participaram, apresentando mais de 1,7 mil nomes diferentes. Mondelez International foi inspirado em sugestões separadas de dois funcionários, um da Europa e outro da América do Norte.

 O conselho de administração da Kraft aprovou a mudança e vai apresentá-la oficialmente em 23 de maio, durante a reunião anual de acionistas. Se os investidores aprovarem a emenda, a empresa espera adotar globalmente o novo nome com até o fim deste ano, com a separação das duas empresas. A Kraft também reservou o símbolo “MDLZ”, com o qual pretende fazer futuramente a sua negociação de ações, após o desdobramento.

 Até o lançamento de novas empresas, no entanto, o nome e o símbolo de negociação de ações da Kraft Foods Inc. não vão mudar.